O espanhol Arnets Txurruka, da Caja Rural, venceu a Volta às Astúrias em bicicleta, prova que hoje terminou no Alto de Naranco e em que o português mais bem classificado foi André Cardoso, da mesma equipa, no quarto lugar.

Txurruka venceu isolado a primeira etapa, no sábado, e hoje, na última tirada, entrou em sétimo, integrando num primeiro grupo de nove, com o mesmo tempo do vencedor do dia, o espanhol Javi Moreno, da Movistar.

Fortes constrangimentos orçamentais, nomeadamente a perda do patrocínio da Toscaf, levaram a que a prova tivesse apenas dois dias e uma lista de inscritos menos forte do que o habitual, com quatro portuguesas entre as 13 inscritas: Radio Popular, Louletano, OFM e LA-Antarte.

Na etapa de hoje, André Cardoso esteve nos últimos resistente da tradicional subida ao Naranco, para ser terceiro, com o mesmo tempo de Moreno e do espanhol Mikel Landa, da Euskaltel - os três ficaram com as bonificações da tirada. Na geral final, Cardoso é quarto, a 10 segundos de Txurruka.

Completaram o pódio final Mikel Landa, a três segundos do vencedor, e Javi Moreno, a quatro. Entre os ciclistas de equipas portuguesas o melhor foi o espanhol Delio Fernandez (OFM), em quinto, a 14 segundos.

Por equipas triunfou a Caja Rural, com a OFM em quarto, Radio Popular em 10.º, Louletano em 11.º e LA Alumínios em 12.º