O português José Mendes (NetApp) terminou no 71.º lugar a quinta etapa da Volta à Califórnia em bicicleta, ganha pelo alemão Jens Voigt (RadioSchack), enquanto o norte-americano Tejay Van Garderen (BMC) assumiu a liderança da corrida.

Mendes gastou mais 1.07 minutos do que o veterano germânico, de 41 anos, que foi o grande animador da tirada, após ensaiar uma fuga a cerca de 50 quilómetros do final da tirada, que ligou Santa Barbara a Avila Beach, numa distância de 185 quilómetros.

Van Garderen, que foi o 10.º a terminar, a seis segundos de Voigt, “roubou” a camisola amarela ao colombiano Janier Acevedo (Jamis-Hagens Berman), 29.º na tirada, com o mesmo atraso de Mendes.

Na véspera do contrarrelógio individual em San Jose (31,6 quilómetros) e a dois dias da principal etapa de montanha da prova (Monte Diablo), o corredor da BMC detém 42 segundos de vantagem sobre o australiano Michael Rogers (Saxo-Tinkoff) e 50 sobre Acevedo, enquanto Mendes segue no 46.º posto da geral, a 20.18 do primeiro classificado.