O norte-americano Levi Leipheimer, suspenso na sequência do processo da Agência Antidopagem Norte-Americana (USADA) contra Lance Armstrong, confirmou a sua retirada do ciclismo, informou hoje a AFP.
«Estou retirado. Foi apenas um abandono sem cerimónias», disse Leipheimer ao The Press Democrat, enquanto assistia ao desenrolar da última etapa da Volta à Califórnia, indicando que não conseguiu encontrar uma equipa para esta temporada.
O veterano de 39 anos foi despedido pela Omega-Pharma Quickstep em outubro depois de ter admitido o recurso ao doping no processo da USADA contra Lance Armstrong, que terminou com a irradiação do desporto do texano e com a sua desclassificação de todos os resultados desportivos desde 1998.
«Sinto falta de correr, ainda adoro andar na minha bicicleta», reconheceu o agora ex-ciclista, que correu com Armstrong na US Postal. Astana e RadioShack e que cumpriu uma suspensão de seis meses, que terminou a 01 de março.
Leipheimer admitiu ter tomado diversas substâncias dopantes, incluindo EPO e testosterona, e ter recorrido a transfusões sanguíneas.
Eterno candidato aos primeiros lugares das grandes Voltas, o norte-americano viu a USADA apagar os seus resultados desportivos entre 01 de junho de 1999 e 30 de julho de 2006 e entre 07 e 29 de julho de 2007, os períodos coincidentes com o seu recurso ao doping.