A organização da Volta a Itália em bicicleta decidiu cancelar devido à neve a 19.ª etapa, que deveria levar hoje o pelotão da corrida de Ponte di Legno a Val Martello, no norte do país.

«Devido às condições atmosféricas adversas e, em particular, à neve em toda a estreada do percurso, a etapa 19 foi cancelada», anunciou a organização através do Twitter.

A neve que caiu em abundância no percurso de 160 quilómetros da tirada, cujo trajeto já tinha sido modificado, e encurtado, na quinta-feira, atendendo às previsões climatéricas adversas.

Em vez das passagens por Gavio e Stelvio, duas subidas emblemáticas do Giro, ambas acima dos 2.600 metros de altitude, o percurso alternativo levava os corredores a subirem o Passo del Tonale, a 1.883 metros, mas de segunda categoria, 15 quilómetros depois da partida e depois o Passo Castrim, a 1.706 metros, mas já de primeira.

A 96.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, que termina no domingo, em Brescia, é liderada pelo italiano Vincenzo Nibali (Astana), que detém 4.02 minutos de vantagem sobre o australiano Cadel Evans (BMC) e 4.12 sobre o colombiano Rigoberto Uran (Sky), segundo e terceiros classificados, respetivamente.