Dois emigrantes portugueses nos Estados Unidos chegaram na sexta-feira a Yonkers, Nova Iorque, depois de atravessar o país de bicicleta, percorrendo os quase cinco mil quilómetros desde Los Angeles a Nova Iorque.

Joni Marques, 43 anos, e Antero Pereira, 47, partiram da Califórnia a 28 de abril e durante quase um mês pedalaram todos os dias cerca de 10 horas, entre as 6h00 e as 16h00, com pausa para almoço, cumprindo uma média de 217 quilómetros diários.

«Correu tudo muito bem. Na última semana, fizemos mais milhas do que o esperado por isso conseguimos chegar três dias antes do esperado«, explicou Joni Marques à agência Lusa.

«Apanhámos de tudo, calor, frio, chuva, humidade, mas tivemos sorte com o tempo«, disse o português, sublinhado que «o mais exigente foi atravessar o Arizona», onde estavam cerca de 2 graus Celsius negativos e as montanhas da Pensilvânia, «que tinham uma inclinação de 12 graus e onde estava muita humidade».

Psicologicamente, o português afirmou que o mais difícil foi saber a notícia do tornado em Oklahoma, dois dias depois de passar lá.

«Estivemos exatamente onde passou o tornado. Era uma zona muito bonita, que ficou completamente devastada. Há dezenas de famílias que perderam tudo», comentou.

Joni e Antero são amigos e pertencem ao clube de ciclismo do Clube Português de Yonkers, o Tuga, que organiza passeios de 80 a 160 quilómetros todos os fim de semana.

Não é a primeira vez que os dois amigos enfrentam uma prova semelhante: em 2009, pedalaram entre Miami, na Flórida, e Nova Iorque.

Na sexta-feira, uma centena de amigos e familiares esperavam os ciclistas no Clube Português de Yonkers, mas antes os dois amigos foram à igreja da Nossa Senhora de Fátima «agradecer a proteção que deu durante toda a viagem.»