O ciclista polaco Jiri Jezek, seis vezes campeão paralímpico, vai abrir oficialmente o contrarrelógio da 11.ª etapa da Volta a França em bicicleta 2013, numa ação que visa promover o desporto adaptado.

Jiri Jezek, que anunciou hoje a sua participação no Tour, vai estabelecer o tempo de referência para o contrarrelógio individual de 33 quilómetros, que a 10 de julho ligará Avranches a Mont Saint-Michel.

«Sempre sonhei participar numa prova destas», disse o ciclista, de 38 anos, à agência francesa AFP, acrescentando que o objetivo «é mostrar ao mundo que os deficientes são capazes de viver de forma ativa e atingir os seus objetivos».

Jiri Jezek começou a carreira no ciclismo em 1994, nove anos depois de ter perdido a perna direita num acidente de carro.

O ciclista, que também é campeão mundial, conta no seu palmarés com seis medalhas de ouro conquistadas nos Jogos Paralímpicos de Sidnei2000, Atenas2004, Pequim2008 e Londres2012.

«Estou bastante curioso para ver a diferença entre mim e os melhores profissionais», afirmou o mais popular desportista paralímpico da República Checa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.