A Câmara Municipal da Praia realiza domingo a primeira edição “Praia on Bike”, um passeio livre de bicicleta pelas principais artéria da capital cabo-verdiana, informou quarta-feira a organização.

A partida do "Praia on Bike", que se realiza em parceria marca portuguesa “Lisboa on Bike”, vai acontecer Praça Alexandre Albuquerque, no Platô, centro da cidade, sendo o término nas imediações da praia de Quebra Canela.

Em declarações à Inforpress, o responsável da “Lisboa on Bike”, Marco Liotti, disse que o objectivo é incutir a utilização de bicicleta aos praienses, como forma de impulsionar esse hábito no meio urbano.

«Não é uma competição, todas as pessoas podem participar e é para toda a família», explicou Marco Liotti, salientado que essa iniciativa é realizada há vários anos em Portugal com o mesmo formato.

Com este passeio de bicicleta pretende-se, também, a «junção de sinergias, juntamente com o Praia Bike, no sentido de levar os automobilistas a verem os ciclistas como um parceiro de estrada».

Em relação a pouca existência de ciclovias na Cidade da Praia, Marco Liotti, adiantou que a sua marca defende o Código de Estrada, quando diz que bicicleta, carros e peões podem “conviver” nas estradas, não obstante considerar essa infraestrutura importante para a segurança dos ciclistas.

«A Cidade da Praia tem boas características para a construção de ciclovias uma vez que fica a frente do mar», conclui.