O ciclista Rui Costa voltou a levar a bandeira de Portugal ao pódio de uma prova do WorldTour ao vencer, pelo segundo ano consecutivo, a Volta à Suíça, depois de ser o melhor no contrarrelógio final.

«Rui Costa encerrou a sua extraordinária exibição na Volta à Suíça 2013 da melhor maneira possível, sem deixar qualquer margem para dúvidas sobre quem foi o ciclista mais forte da corrida», descreve a Movistar na sua página oficial na Internet.

E a descrição não está longe da realidade: sexto no primeiro ponto intermédio, depois de um início de tirada completamente plano, o português parou, trocou a bicicleta de contrarrelógio por uma convencional, e aumentou o ritmo para subir ao alto de Flumserberg e cumprir os 26,8 quilómetros da nona etapa em 51.56 minutos.

Penúltimo a cortar a meta, Rui Costa pulverizou todos os tempos e só teve de esperar pelo suíço Mathias Frank (BMC), líder à partida por 13 segundos, para festejar o seu segundo título consecutivo na Suíça, acompanhado pelos adeptos portugueses que cantavam o seu nome.

«Amigos esta vitória é nossa! Que alegria. Obrigado povo luso pelo apoio. Grande abraço a todos», escreveu o corredor, pouco depois de subir ao pódio na sua página no Facebook.

Antes, em conferência de imprensa, o poveiro já tinha admitido que é «fantástico» vencer.

«Ganhar a Volta à Suíça uma vez é bom, ganhar duas vezes é ainda melhor, ainda para mais ao ter vencido duas etapas», disse o português, que voltou a conquistar a prova do WorldTour, a primeira divisão do ciclismo mundial.

Acompanhado no pódio final pelo holandês Bauke Mollema (Blanco) e pelo checo Roman Kreuziger (Saxo-Tinkoff), o dorsal número um celebrou, aos 26 anos, o seu quarto triunfo da temporada e o 16.º da sua carreira como profissional.

O próximo desafio de Rui Costa é o Tour, onde em 2011 venceu uma etapa e no ano passado foi 18.º na geral individual.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.