Os Campeonatos Nacionais de Ciclismo, que se realizam entre sexta-feira e domingo em Pataias, Alcobaça, vão reunir os melhores ciclistas portugueses, com destaque para Rui Costa, que no domingo venceu a Volta à Suíça.

Pelo terceiro ano consecutivo, a vila de Pataias será palco da discussão pelo título de campeão português de contrarrelógio e fundo, nas categorias de elite e sub-23.

Presentes estarão a totalidade dos grandes nomes do ciclismo português, com Rui Costa, duplo vencedor da Volta à Suíça e décimo classificado do “ranking” mundial, à cabeça.

Além do ciclista da Movistar, em Pataias vão estar Nelson Oliveira e Tiago Machado, da RadioShack, Sérgio Paulinho e Bruno Pires, que representam a cores da Team Saxo-Tinkoff, o atual campeão de fundo, Manuel Cardoso, e André Cardoso, seu colega na Caja Rural, Ricardo Mestre, da Euskaltel-Euskadi, e José Mendes, da NetApp-Endura.

Na manhã do primeiro dia de competição, na sexta-feira, os corredores da categoria Sub-23 enfrentam 27,8 quilómetros contra o cronómetro, com o primeiro atleta a ir para a estrada às 11h00 percorrendo a Estrada Atlântica, entre as Piscinas de Pataias e a Praia da Polvoeira.

A partir das 16h00 será a vez dos elite enfrentarem a solidão do contrarrelógio durante 34 quilómetros, num percurso semelhante, mas que compreende duas passagens pela meta.

Para o fim de semana ficam reservadas as provas em linha das duas categorias: no sábado, pelas 15h00, será dado o tiro de partida para a competição dos sub-23, que terão pela frente 154,8 quilómetros distribuídos por um circuito de 17,2 quilómetros, percorrido por nove vezes, entre a Vila de Pataias, a Praia de Paredes da Vitória e a Burinhosa.

No dia seguinte, é a vez de a categoria elite lutar pelo título de campeão português, com a partida para os 172 quilómetros, ou seja, 10 voltas ao circuito, a ser dada às 12h00.

Os atuais portadores da camisola das quinas são Manuel Cardoso, José Gonçalves (contrarrelógio de elites), Pedro Paulinho (fundo sub-23) e Fábio Silvestre (contrarrelógio sub-23).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.