O ciclista Rui Costa (Movistar) confirmou hoje amplamente o favoritismo e sagrou-se campeão nacional de contrarrelógio de elites, vencendo com quase minuto e meio de avanço a prova de 34 quilómetros disputada em Pataias, Alcobaça.

O atleta da Póvoa de Varzim, atual 10.º do "ranking" mundial, após conquistar de novo a Volta a Suíça, correu o "crono" em 42.29 minutos, deixando a 1.22 Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Onda). O terceiro classificado foi Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte), a 1.28 de Rui Costa.

Um total de 23 ciclistas participou neste contrarrelógio nacional, em que se decidia a sucessão de José Gonçalves, o campeão de 2012 - o ciclista da La Pomme Marseille desiludiu, terminando apenas com o sexto melhor tempo, a 2.00 minutos do novo campeão.

De manhã disputara-se o nacional de contrarrelógio de sub-23, a abrir o programa dos Nacionais, triunfando Rafael Reis, da equipa Cerâmica Flaminia-Fondriest, pela terceira vez. Cumpriu os 27,8 quilómetros do percurso, com partida e chegada junto às piscinas de Pataias, em 36.18.

Rui Costa regressa à estrada no domingo, para a prova em linha (172 quilómetros), que conta também com Nélson Oliveira e Tiago Machado, da RadioShack, Sérgio Paulinho e Bruno Pires, que representam as cores da Team Saxo-Tinkoff, o atual campeão de fundo, Manuel Cardoso, e André Cardoso, seu colega na Caja Rural, Ricardo Mestre, da Euskaltel-Euskadi, e José Mendes, da NetApp-Endura, entre outros.

No sábado, o programa é composto pela competição dos sub-23, em que os ciclistas terão pela frente 154,8 quilómetros. O campeão desse escalão é Pedro Martinho.