A Euskaltel Euskadi informou hoje, através de comunicado, que a falta de ajudas das instituições públicas para a sua equipa de ciclismo torna «insustentável a continuidade do projeto no seu modelo atual».

O grupo desportivo basco disse ainda que considera imprescindível a entrada de um novo patrocinador para poder manter o ciclismo de elite, relembrando no comunicado que a operadora de telefones assegurou «sete dos nove milhões de euros de orçamento» da equipa, o dobro das temporadas anteriores, devido à falta de apoio institucional.

«A Euskaltel não pode sustentar sozinha este projeto. Esta situação não é viável para o futuro, pelo que a única forma de tentar garantir a sustentabilidade do projeto é conseguir um novo patrocinador», disse a empresa.

O comunicado refere ainda que «a partir do momento» que os organismos públicos confirmaram a sua «impossibilidade» para manter os apoios económicos para a atual temporada que a equipa começou a procurar um novo patrocinador.

«Infelizmente a procura de novos patrocinadores para a equipa de ciclismo tem-se mostrado infrutífera. Na atual crise económica do País Basco, por um lado, e da crise nos patrocínios desportivos para o ciclismo na Europa, por outro, procurar novos patrocínios é uma tarefa difícil», explicam.

A equipa informa também que neste momento «mantêm negociações abertas com potenciais patrocinadores para tentar garantir a sustentabilidade da equipa no futuro, o grande objetivo da Euskaltel como saída desta situação adversa».

«Todos os esforços da empresa estão, neste momento, concentrados em conseguir este novo patrocinador, pelo que esgotaremos todas as possibilidades de negociação até ao limite dos prazos impostos pelos organismos internacionais», garantem.

A equipa basca, a mais antiga do pelotão internacional, com 19 anos de vida, lembra que a Euskaltel forneceu «mais de 45 milhões de euros» desde que começou a patrocinar a equipa, no final 1997.