A Rússia iniciou da melhor forma o Europeu de ciclismo de Pista para sub-23 e juniores, que esta terça-feira começou no Velódromo Nacional, em Sangalhos, sendo a única seleção a conquistar duas medalhas de ouro, às quais ainda juntou duas de prata.

O primeiro título europeu de sub-23 masculinos foi atribuído na disciplina de perseguição individual e foi conquistado pelo suíço Stefan Kung, que relegou para segundo lugar o russo Alexander Evtushenko e para terceiro o irlandês Ryan Mullen.

Na mesma categoria, o checo Robin Wagner foi o mais veloz na corrida de um quilómetro contrarrelógio, terminando o exercício individual com 01.01,917, menos 98 milésimos de segundo do que o alemão Eric Engler e menos 168 milésimos do que o polaco Krzysztof Maksel.

Em sub-23 femininos, o quarteto da Rússia impôs-se à equipa ucraniana, na final de perseguição por equipas, com a Itália a alcançar a medalha de bronze.

A final de velocidade por equipas na categoria de juniores reservou uma surpresa, dado que o trio alemão, constituído por Maximilian Dornbach, Jan May e Patryk Rahn, conseguiu superiorizar-se à formação russa, composta por Sergey Grolov e pelos campeões mundiais Alexandr Dubchenko e Vladislav Fedin. No terceiro posto ficou o coletivo polaco.

Também em juniores masculinos, a Rússia foi mais forte do que a França na corrida de perseguição por equipas, com a Suíça a fechar o pódio.

O título europeu de perseguição individual para juniores femininas foi conquistado pela belga Lotte Kopecky, que bateu a ucraniana Olena Demidova e a italiana Michela Maltese.

Os corredores portugueses que hoje estiveram em pista alcançaram, na maior parte das provas, as metas traçadas pelo selecionador nacional, Gabriel Mendes, que passavam pela melhoria dos resultados pessoais.

A júnior Marisa Santos foi a primeira a entrar em ação, sendo a 18.ª e última classificada na prova de perseguição individual, com 02.42,977 minutos, menos 11 segundos do que o anterior máximo individual.

Também em perseguição individual, mas em sub-23 masculinos, José Afonso foi o 21.º, com 04.46,949 minutos, menos 16 segundos do que o anterior melhor tempo pessoal, enquanto José Mendes fechou a classificação em 25.º, com 04.51,853 minutos, menos cinco segundos do que o anterior máximo.

Na corrida de um quilómetro em contrarrelógio para sub-23, Pedro Brás, o mais jovem em pista, foi 13.º e último, com 01.08,421 minutos.

A equipa júnior de perseguição coletiva, formada por Nelson Silva, Ivo Oliveira, Rui Oliveira e João Silva, concluiu a sua prestação na sexta e última posição, com 04.25,793 minutos, obtendo um resultado melhor em cerca de um segundo do que o registado no ano passado.

«Destaco como desempenhos mais positivos os da Marisa Santos e do José Afonso, que evoluíram significativamente face a resultados anteriores, mas todos os nossos corredores conseguiram subir um degrau relativamente a registos anteriores. A equipa de perseguição júnior perdeu uma oportunidade de apurar-se para a final, pois os tempos que garantiram a qualificação estavam perfeitamente ao nosso alcance, só que, no último quilómetro, pesou a fadiga e alguma inexperiência dos mais jovens», avaliou o selecionador Gabriel Mendes.