O júnior Ivo Oliveira alcançou esta quarta-feira o melhor resultado absoluto de sempre de um ciclista português num Europeu de Pista, sendo o sétimo classificado na prova de perseguição individual nos campeonatos juniores e sub-23.

Ivo Oliveira superou assim, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, o oitavo lugar de Ana Azenha na prova júnior de scratch, em 2011.

Além do desempenho que o colocou praticamente no primeiro terço da classificação, o corredor natural de Gaia pode orgulhar-se de um bom resultado relativo, pois conseguiu uma marca que o selecionador nacional, Gabriel Mendes, considera “dificilmente igualável por outro corredor português nos próximos tempos”.

Ivo Oliveira completou a prova em 03.26,505 minutos, retirando cerca de sete segundos ao melhor tempo nacional que estava em vigor antes desta prova.

«Tenho já como meta para o próximo ano fazer, pelo menos, um top-5 no Campeonato da Europa. Acho que é possível», afirmou no final da corrida.

João Silva também correu a prova de perseguição individual, acabando no 17.º lugar.

O último português a entrar hoje em prova foi Paulo Cunha, que cumpriu a prova de um quilómetro de contrarrelógio em 01.08,358 minutos, o que lhe valeu a 12.ª posição, numa final direta ganha pelo russo Alexandr Dubchenko.