O ciclista norueguês Edvald Boasson Hagen, colega do camisola amarela Chris Froome na Sky, desistiu esta quinta-feira da Volta a França depois de fraturar a omoplata ao cair no final da 12.ª etapa.

Boasson Hagen caiu duas vezes durante os 218 quilómetros entre Fougères e Tours, tendo sofrido um traumatismo no cotovelo esquerdo na primeira queda e uma fratura na omoplata direita na segunda.

«No final da etapa, o Edvald foi levado para um hospital local para fazer radiografias que revelaram uma fratura na omoplata direita. Felizmente não é preciso cirurgia, mas vai ter de regressar a casa para mais acompanhamento e tratamento. Esperamos vê-lo correr ainda este verão», disse o médico da equipa, Alan Farrell.

A desistência do campeão norueguês de contrarrelógio é um duro golpe para a formação britânica, que perdeu o bielorrusso Vasil Kiryienka na nona etapa, por ter chegado fora do controlo, e tem Geraint Thomas e Peter Kennaugh a recuperar de quedas.

«Nunca é agradável perder um corredor da qualidade do Edvald, mas mantemo-nos confiantes de que os corredores que nos restam podem continuar a fazer o seu trabalho», garantiu o diretor da equipa, Dave Brailsford.

Boasson Hagen ganhou duas etapas no Tour2011 e fez parte da equipa da Sky que no ano passado levou Braddley Wiggins à vitória final.

Chris Froome lidera a geral com 3.25 minutos de vantagem sobre o segundo classificado, o espanhol Alejandro Valverde (Movistar).