O ciclista britânico Chris Froome (Sky), líder da Volta a França, disse hoje que acredita que a subida deste domingo ao Mont Ventoux será «épica».
«Toda a gente deve lembrar-se de que o Ventoux chega no final de uma etapa de 242 quilómetros. Será um dia épico até ao final e acredito que os rapazes da equipa estão preparados para ele», assumiu.
Chris Froome calcula que a subida do “Gigante da Provença” deve demorar «aproximadamente uma hora» e que haverá «muitos interessados» em atacar.
«Vai ser interessante ver as corridas dentro da corrida. Muita gente perdeu tempo nestas duas primeiras semanas e outros gastaram uma grande quantidade de energia. Vai ser muito interessante ver o que acontece. Haverá uma luta bonita e estou preparado para ela», assegurou.
Embora esteja absolutamente concentrado na classificação geral, o camisola amarela, que tem 2.28 minutos de vantagem sobre o holandês Bauke Mollema (Belkin), reconhece que seria o sonho ganhar no Mont Ventoux.
Para Alberto Contador, terceiro da geral, a jornada de domingo vai ser «dura», porque tem muitos quilómetros e porque a subida é «especial».
«A primeira parte [da subida] tem muita inclinação e está protegida, na segunda costuma fazer muito vento, geralmente de frente. A ascensão torna-se muito longa, sobretudo na primeira metade. Na segunda, se estiveres na roda de outros, estás mais cómodo. Mas na primeira parte, se tiveres um dia mau, podes perder muitos minutos», explicou o ciclista da Saxo-Tinkoff
Vencedor do Tour em 2007 e 2009, o espanhol entende que o Ventoux é “diferente de tudo o resto” e que muitos corredores vão tentar mexer a corrida.
«Temos de ver se as pernas respondem e se podemos fazer um bom resultado», concluiu.
Um dos homens a ter em conta no domingo é Nairo Quintana, o jovem colombiano que animou as etapas dos Pirenéus.
«Agora sou eu o líder da equipa e espero poder dar-lhe uma alegria», reconheceu o ciclista da Movistar, que espera poder recuperar tempo na 15.ª etapa, que liga Givors e o Mont Ventoux, numa longa maratona de 242,5 quilómetros.