O ciclista espanhol da Saxo Tinkoff Alberto Contador afirmou hoje que não duvida da forma que o britânico Chris Froome, líder do Tour, está a mostrar e afirmou que este «ganha de forma totalmente limpa».

«Eu não duvido da forma de Froome, porque havia de fazê-lo? É um profissional, tem estado o ano todo a um grande nível e os seus resultados são fruto do seu trabalho. Está a um grande nível, e fá-lo de forma totalmente limpa e, aliás, é por isso que existem os controlos», afirmou o espanhol durante segundo dia de descanso do Tour de França 2013, ele que, alheio à desconfiança em torno de Froome, se mostrou incomodado com a pergunta.

Diante da semana decisiva do Tour, Contador, a quem foi retirada a vitória no Tour de 2010 por ter acusado doping, admitiu a superioridade de Froome, mas garante que ainda tem opções táticas.

«O objetivo inicial era ganhar. Agora o líder está a um nível superior e no confronto direto não se pode batê-lo, mas a semana é muito exigente e taticamente há mais opções. Entre ser segundo e ser décimo não é importante para mim», disse.

Alberto Contador, líder da equipa onde figura também o português Sérgio Paulinho, recusou revelar em que etapa tentará atacar e bater Froome, ciclista da Sky.

«Há uma etapa que tenho vontade de ver o que acontece. Pode ser um bom dia. Se houver essa hipótese, tentarei. Mas não vou dizer em qual é», explicou o ciclista, que acredita que o colombiano Nairo Quintana poderá ser um corredor importante nas etapas alpinas, tal como o seu colega de equipa Roman Kreuziger, que poderá ser importante para a estratégia da sua equipa nos Alpes.

Contador parte para a última semana do Tour no terceiro lugar da classificação geral, a 4.25 minutos de Chris Froome, líder da prova, e a apenas 11 segundos do segundo classificado, o holandês Bauke Mollema, da Belkin.