O secretário de Estado do Desporto e Juventude considerou hoje que a vitória de Rui Costa (Movistar) na 16.ª etapa da Volta a França em bicicleta demonstra a capacidade de superação, numa época de «grandes desafios coletivos».

«Este importante resultado para o desporto português atesta o mérito do atleta e, numa altura de tão grandes desafios coletivos, é demonstrativo da capacidade de superação e trabalho que honra Portugal e o Ciclismo em particular, constituindo-se como um exemplo da maior importância para todos, que cumpre saudar e destacar», disse Emídio Guerreiro, em declarações à agência Lusa.

O governante regozijou-se com o segundo triunfo do corredor natural de Aguçadoura, concelho de Póvoa de Varzim, na Volta a França, depois da vitória numa tirada em 2011.

Na 100.ª edição da “Grande Boucle”, Rui Costa terminou isolado os 168 quilómetros da etapa, entre Vaison-la-Romaine e Gap, em 03:52.45 horas, depois de ter apostado numa fuga bem sucedida, conquistando ainda o prémio da combatividade do dia.

Com este triunfo, Rui Costa aproximou-se dos registos de Acácio da Silva, que venceu três etapas (1987, 1988 e 1989), e Joaquim Agostinho, com quatro triunfos (duas etapas 1969, 1973 e 1979), e destacou-se de Sérgio Paulinho, que tinha triunfado em Gap em 2010, e Paulo Ferreira (1984).