Chris Froome, camisola amarela da Volta a França em bicicleta, acusou hoje o espanhol Alberto Contador de estar “desesperado” e de ter corrido riscos desnecessários na descida para Gap.

«Os ataques de hoje do Contador e do Kreuziger davam-me a sensação de serem desesperados, de que tinham de apostar tudo, que tinham de correr riscos não calculados», disse o britânico da Sky.

De acordo com o camisola amarela, os dois homens da Saxo-Tinkoff correram demasiados riscos na descida, tantos que Contador caiu mesmo à sua frente e foi obrigado a desviar-se.

«Não caí, mas tive de por um pé em terra um segundo. O que o Alberto fez é perigoso, não é bom», considerou, indicando ter ficado surpreendido pelos terceiro e quarto da geral preferirem atacar a descer do que a subir.

Contador, que caiu e sofreu escoriações no joelho direito, lamentou o azar e justificou a queda com uma perda de equilíbrio provocada pelo asfalto derretido pelo calor.

O espanhol, vencedor do Tour 2007 e 2009, mostrou-se ainda descontente pela atitude de Nairo Quintana (Movistar), que acelerou quando, tanto ele como Chris Froome, estavam parados.

«Caímos e eles aceleraram. Mas não tem mal, ainda faltam muitos dias», concluiu.

O colombiano da Movistar, que foi confrontado por Contador quando este regressou ao grupo dos favoritos, pediu desculpa no final da etapa, garantindo que não tinha tentado atacar.

«Se chateei o Contador, lamento, mas não atacámos quando ele caiu. Eu continuei a descer ao meu ritmo para distanciar o Kwiatkowski na classificação da juventude e a todos os outros que ficaram para trás», explicou.