Rui Costa venceu a 16.ª etapa do Tour e alcançou o seu segundo triunfo na mítica prova francesa. Cândido Barbosa, antigo ciclista e colega do vencedor deste ano da Volta à Suíça, dá os parabéns a Rui Costa e realça as suas qualidades.

«É uma vitória que o Rui procurava há algum tempo e hoje esteve ao seu melhor nível e conseguiu mais uma vitória no Tour que bem merece pelo percurso que tem vindo a fazer», começa por dizer Cândido, que diz os azares que o piloto já sofreu nesta edição acabaram por lhe permitir estar hoje na luta pela vitória da 16.ª etapa.

«Julgo que a tentativa de aproximar o Rui Costa de uma classificação geral mais alta o penalizavam na sua liberdade. A partir da ‘tragédia’ do furo do Valverde e em que ele teve que ajudar e penalizou na classificação geral, ganhou mais espaço e liberdade do pelotão. Isso hoje deu-lhe uma vitória que é merecida e por isso os meus parabéns.»

Cândido acredita que Rui «tem valor para ser um dos ciclistas do top 10 da Volta a França» e lutar pela vitória em Paris pode não estar longe, na opinião do ex-ciclista.

«Seria para mim um enorme prazer que ele ganhasse, assim como para todos os portugueses. É difícil, mas ele tem muita carreira no ciclismo pela frente e com a evolução que está a ter pode ter aspirações pelo menos a um pódio final.»

Popular como Cândido “Foguete da Rebordosa” foi, Rui Costa é hoje o mais popular entre os colegas e o antigo ciclista diz que a explicação é bastante simples:

«O Rui é popular sobretudo pela sua humildade. É uma das muitas mais-valias que tem o Rui e se continuar com esta atitude terá todas as condições para ganhar.»