O ciclista britânico Chris Froome (Sky), líder da Volta a França, foi hoje sancionado em 20 segundos por ter recebido um gel alimentar do carro da equipa no decurso da 18.ª etapa, quando o abastecimento já estava fechado.

Nos últimos quilómetros da subida ao Alpe d’Huez, o camisola amarela levantou várias vezes o braço para pedir a assistência do seu carro, que não conseguiu deslocar-se até ao seu ciclista devido ao público numeroso na berma da estrada, obrigando o australiano Richie Porte a descair para ir buscar o gel de absorção rápida para o seu líder.

No final da etapa, Froome reconheceu a sua infração, explicando que pediu comida ao carro da Sky por se sentir «vazio».

«Comecei a sentir falta de açúcar no fim. O Richie deu-mo. Quando levantei o braço foi para pedir açúcar à equipa, começava a sofrer de hipoglicemia», revelou.

O líder do Tour explicou que o carro da Sky teve um problema mecânico na subida, motivo pelo qual não conseguiu abastecer-se antes do fecho do espaço para o efeito.

«Naquele momento pensei ‘OK, não tenho outra opção’. A cinco quilómetros do final decidi tomar a decisão de tentar obter qualquer coisa do carro, mesmo que isso nos custasse 20 segundos. Se olharmos para o panorama geral, ainda consegui ganhar tempo. Se isso é um mau dia, então definitivamente aceito-o», disse.

O ciclista da Sky agradeceu ainda o trabalho do vencedor da Volta ao Algarve de 2012, reconhecendo que hoje Porte estava em melhor forma do que ele e que teve mesmo de pedir-lhe que abrandasse nos últimos metros da subida por não conseguir acompanhar o seu ritmo.

«O Richie é um tipo fantástico. Pôs de lado a sua ambição pessoal para manter a amarela nos meus ombros. Basicamente levou-me durante grande parte da subida», acrescentou.

Froome, que lidera com 05.11 minutos sobre o segundo classificado, o espanhol Alberto Contador (Saxo-Tinkoff), confessou ainda que a 18.ª etapa foi um dos dias mais duros deste Tour.