Frederico Figueiredo foi hoje o melhor ciclista português na prova de fundo de sub-23 dos Campeonatos da Europa de estrada ao terminar na 28.ª posição.
Tal como tinha sucedido na véspera, na prova de juniores, a corrida de hoje ficou marcada por várias quedas, fazendo que grande parte do pelotão acabasse por abandonar.
Frederico Silva terminou os 165 quilómtros da corrida com um tempo de 4:20.55 horas, a 1.53 minutos do novo campeão europeu de sub-23, o belga Sean de Bie, que se impôs ao “sprint” ao checo Petr Vakoc e ao letão Toms Skujins, que completaram o pódio.
Nuno Bico foi o outro português a terminar a prova, cortando a meta na 49.ª posição, a 6.33 minutos do vencedor.
«A nossa participação nestes Europeus fica marcada pelo azar. Hoje caíram o Rafael Reis, o Daniel Freitas e o Nuno Bico. O Rúben Guerreiro furou. O infortúnio começou logo na primeira volta, na entrada para a rampa de empedrado, onde ficaram mais de 40 corredores no solo e onde o pelotão ficou completamente partido. A partir daí, toda a corrida ficou comprometida», lamentou o selecionador nacional, José Poeira, em declarações à assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Rafael Reis, Rúben Guerreiro, Daniel Freitas e Hélder Ferreira não terminaram a corrida.
No sábado, David Ribeiro alcançou um dos melhores lugares de sempre em provas de fundo para juniores, ao terminar na 10.ª posição.