O italiano Marco Pantini e o alemão Jan Ullrich recorram a eritropoietina (EPO) na edição de 1998 da Volta a França em bicicleta, indicam as conclusões divulgadas hoje por uma comissão de inquérito do senado francês.

A possibilidade de os dois ciclistas, primeiro e segundo da geral, terem utilizado substâncias proibidas já tinha sido avançada hoje de manhã pelo jornal Le Monde.

A comissão de inquérito do senado francês anunciou também que o norte-americano Bobby Julich, terceiro classificado do Tour1998, ganho por Pantini, não acusou consumo de EPO, ao contrário do que tinha sido noticiado pelo diário gaulês.

Os resultados agora anunciados pela comissão foram baseados em testes feitos em 2004 pelo laboratório de referência Châtenay-Malabry, que recorreu a um novo método de deteção de EPO.

Marco Pantani, falecido em 2004, venceu em 1998 a Volta a França e o Giro de Itália, nunca acusou consumo de substâncias proibidas durante a sua carreira, apesar de ter sido excluído da volta a Itália em 1999 devido a uma taxa de hematócrito elevada.

O alemão Jan Ullrich admitiu em junho passado ter recorrido ao doping durante a sua carreira, mas não fez qualquer referência a autotransfusões sanguíneas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.