O antigo ciclista Laurent Jalabert disse hoje «assumir as responsabilidades», um dia após a publicação do relatório da comissão de inquérito do senado francês, que pretendia determinar quais os ciclistas que recorreram à EPO no Tour1998.

«O seu nome foi citado. Ele reconhece esse fato. Conforme as suas declarações perante a comissão de inquérito, [Jalabert] revela ter seguido as prescrições médicas das suas sucessivas equipas», reagiu o advogado do antigo ciclista, em comunicado a que a agência de notícias francesa AFP teve acesso.

Laurent Jalabert «lamenta que após os excessos de um período passado, a imagem do ciclismo atual e da Volta a França esteja a ser marcada de novo quando tanto se fez para promovê-los», concluiu o advogado.

Porta-bandeira do ciclismo francês na década de 1990 e no início do novo século, Jalabert teve de renunciar às suas atividades de consultor nas estações de televisão France Televisions e na RTL no último Tour, devido às acusações de doping reveladas no final de junho pelo jornal francês L’Equipe, com base em análises reanalisadas em 2004.

Corredor até 2002 e selecionador da equipa de França até ao início do ano, Jalabert, de 44 anos, foi vítima de um grave acidente de viação em março.

Jalabert é um dos ciclistas mencionados no relatório da comissão de inquérito.

Vários corredores do Tour 1998 foram também mencionados, entre os quais os dois primeiros do pódio, o italiano Marco Pantani e o alemão Jan Ullrich, além do italiano Mario Cipollini, do alemão Erik Zabel e do espanhol Abraham Olano.