O antigo ciclista alemão Jan Ullrich, segundo classificado da Volta a França em quatro ocasiões, pediu hoje numa entrevista à revista Sport-Bild que os títulos retirados ao norte-americano Lance Armstrong lhe fossem devolvidos.

«Se dependesse de mim, devolveria as vitórias no Tour ao Armstrong», disse aquele que foi o grande rival do norte-americano durante o seu domínio na prova francesa.

O alemão, que não voltou a correr desde que o seu nome foi implicado na Operación Puerto, um dos maiores escândalos de dopagem do ciclismo, garantiu que não tem qualquer intenção de ver o seu nome no lugar de vencedor.

«Não estou a reclamar nenhum dos triunfos dele. Só quero vitórias que foram obtidas na bicicleta. Não quero ganhar o que quer que seja por desclassificação de outros», confessou.

Jan Ullrich, que secundou Armstrong no pódio em 2000, 2001 e 2003, recordou que o seu colega na Telekom, Bjarne Riis, também reconheceu ter-se dopado para ganhar o Tour1996, no qual foi segundo classificado, mas não lhe viu o seu nome ser retirado do historial de vencedores.

«Bjarne Riis recuperou a sua vitória de 1996. Era assim que as coisas eram naquela altura. Não ajuda a ninguém ter linhas apagadas nos quadros de honra», defendeu o antigo ciclista, que na última semana viu o senado francês revelar que testou positivo por EPO no Tour1998.

Armstrong, de 41 anos, viu a organização da Volta a França apagá-lo dos registos e optar por não atribuir a ninguém as vitórias conquistadas pelo texano entre 1999 e 2005.