O Maratona Clube de Portugal anunciou hoje a realização de uma Bike Maratona, a 05 de outubro, evento no qual espera cerca de 2.500 participantes e que em 2014 integrará o calendário da União Ciclista Internacional (UCI)

A prova, que inclui este ano uma maratona, uma meia-maratona e um contrarrelógio por equipas, vai decorrer junto ao rio Tejo, em Lisboa, na véspera da Meia-Maratona de Portugal, agendada para 06 de outubro.

«Vamos aproveitar a sinergia (com a prova de atletismo) para, no sábado, nos virarmos para uma área que está muito na moda, que é o crescimento brutal das bicicletas a todos os níveis», disse Carlos Móia.

O presidente do Maratona explicou que para o ano o evento já integrará o calendário da UCI e terá um contrarrelógio individual, que poderá trazer a Portugal grandes nomes do ciclismo mundial.

«Para o ano estamos inscritos na UCI, no dia 04 de outubro do próximo ano esperamos ter um contrarrelógio individual com nomes como Froome e Contador. É por ai que vamos tentar andar», admitiu Móia, que este ano convidou o ciclista Rui Costa para apadrinhar a primeira edição do evento.

Carlos Móia afirmou esperar uma adesão de «2.000 a 2.500 pessoas» às provas da EDP Bike Maratona, que classificou como «um evento que casa na perfeição a vertentes lúdica e de competição».

Este ano, a prova terá uma maratona, uma meia-maratona e um contrarrelógio por equipas, que contará apenas com a participação de formações nacionais.

Em 2014, a competição terá também, segundo Carlos Móia, a variante de contrarrelógio feminino.

O ciclista Rui Costa, que apadrinha prova, considera-a «um evento saudável e uma mais-valia para os jovens terem vontade de aderir á bicicleta».

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, lembrou que os últimos anos têm sido marcados por um «aumento claro do número de praticantes de ciclismo» e classificou a prova como um «produto inovador».

«A UCI reconhece que este produto é inovador e pode ser ainda mais divulgado e desenvolvido no futuro», disse.