O francês Alexandre Geniez (FDJ) impôs-se hoje em solitário na etapa “rainha” da Volta a Espanha em bicicleta, após os 225 quilómetros entre Andorra e a localidade francesa de Peyragudes, que manteve Vincenzo Nibali (Astana) na liderança.

Na homenagem da Vuelta ao centenário da Volta a França, Geniez assegurou o triunfo na 15.ª etapa após atacar com sucesso na descida do Port de Balés o seu companheiro de fuga, o português André Cardoso (Caja Rural).

Depois, Geniez enfrentou sozinho as subidas de Peyresourde e Peyragudes para concluir a tirada mais longa da corrida espanhola em 6:20.12 horas, deixando deixando o italiano Michele Scarponi (Lampre-Merida) e o irlandês Nicolas Roche (Saxo-Tinkoff) na segunda e terceira posições, a 3.02 e 3.07 minutos, respetivamente

Os favoritos chegaram pouco depois, com um atraso de 3.20, num quinteto constituído por Nibali, pelo norte-americano Chris Horner (RadioShack), pelos espanhóis Alejandro Valverde (Movistar), Joaquim “Purito” Rodríguez (Katusha) e o italiano Domenico Pozzovivo (AG2R).

Com este desenlace, Nibali manteve os 50 segundos de vantagem sobre Horner, enquanto Valverde e “Purito” seguem a 1.42 e 2.57 da camisola vermelha.

André Cardoso, depois de ter acompanhado o vencedor do dia, foi 22.º na tirada, a sete minutos, e ocupa agora o 19.º lugar na geral, a 21.27 minutos do “Tubarão do Estreito”, enquanto José Mendes (NetApp), que também chegou a investir numa fuga, segue no 25.º posto, a 30.36 de Nibali, graças ao 33.º posto na jornada, a 11.58 de Geniez.

Além da tentativa dos corredores portugueses, sobretudo de Cardoso, também conhecido por “Cholas”, a etapa “rainha” ficou marcada pelos abandonos do Philippe Gilbert (BMC), campeão do Mundo de fundo, e do alemão Tony Martin (Omega Pharma-Quickstep), detentor do título de contrarrelógio.

Na segunda-feira, o pelotão da Vuelta despede-se dos Pirenéus, com a 16.ª tirada, que vai promover nova chegada em alto, em Pirineosy, 146,8 quilómetros depois da partida em Graus.