A camisola vermelha, símbolo do comandante na Volta a Espanha em bicicleta, continua "segura" por três segundos apenas, mas agora o norte-americano Chris Horner (RadioShack) lidera e inverteu posições com o italiano Vicenzo Nibali (Astana).

Em véspera da penúltima etapa, certamente decisiva, já que tem o Angliru no traçado, Nibali voltou a não conseguir responder a todos os ataques e perdeu meio minuto para o vencedor, o espanhol Joaquim Rodriguez (Katusha) e seis segundos para Horner, o suficiente para ascender a primeiro.

Hoje, as grandes movimentações foram na escalada do alto de Naranco, bem no final, com Rodriguez a destacar-se para cortar a meta em 4:16.13 horas, com 11 segundos de vantagem sobre o italiano Diego Ulissi (Lampre) e sobre o seu companheiro de equipa Daniel Moreno.

A etapa, terminada no Naranco (Oviedo) e iniciada 181 quilómetros antes, em San Vicente de la Barquera, teve no português José Mendes (NetApp) um dos animadores, ao ser o mais tenaz dos fugitivos, só sendo apanhado pelos melhores bem perto do final, já na montanha final.

Joaquim Rodriguez foi quem mostrou mais força a subir, mas quem continua a impressionar mesmo é Horner, que fará 42 anos no próximo mês de outubro. Já é dele o recorde de mais velho vencedor de uma "grande volta" (Tour, Giro ou Vuelta) e posiciona-se de forma muito clara para ser, também, o mais velho vencedor de sempre.

Em Naranco, terminou quinto, ganhando algumas "migalhas" a Nibali, perdendo de forma controlada para Rodriguez e marcando de perto o espanhol Alejandro Valverde (Movistar), o outro ciclista do atual top-4.

A dois dias do termo da Vuelta, Horner tem três segundos de avanço sobre Nibali, 1.06 minutos sobre Valverde e 1.57 sobre Rodriguez, que recupera alguma esperança, já que há o Angliru para passar, no sábado.

No final, o português José Mendes não perdeu muito tempo, após ter sido passado pelo primeiro grupo, chegando a 1.02 de "Purito", em 20.º, um lugar atrás do seu compatriota André Cardoso (Caja Rural), que entrou a 51 segundos.

André Cardoso sobe um "furo" na geral, para 18.º, a 33.29, enquanto Mendes mantém o lugar da véspera, o 24.º, agora a 38.13.

Sábado é o dia de todas as decisões, centradas no confronto entre o veterano norte-americano e o vencedor do último Giro, com as vedetas locais, Valverde e Rodriguez, na expetativa.

São apenas 142,2 quilómetros entre Avilés e o Alto do Angliru, nas Astúrias, mas a parte final tem uma contagem de montanha de categoria especial, com 12,2 quilómetros e quase 10% de inclinação média, atingindo os 23,6% de desnível máximo em Cueña les Cabres, a 3.000 metros do final.