O norte-americano Chris Horner (RadioShack) defendeu hoje na perfeição, no Angliru, a camisola vermelha da Volta a Espanha em bicicleta e parte domingo, para a etapa de consagração, como quase certo vencedor da prova.

Tudo estava em aberto à entrada da demolidora 20.ª etapa da Vuelta (Avilés até ao Alto do Angliru, em 142,2 km), com Horner com três segundos de avanço sobre o italiano Vicenzo Nibali (Astana).

No final, deixou de haver dúvidas para a geral e, com 37 segundos de vantagem, o veterano norte-americano "já é" o vencedor desta Vuelta, quase com 42 anos de idade, o mais velho de sempre a ganhar uma "grande volta".

Nibali, vencedor do Giro e da Vuelta do ano passado, fez o que podia e por quatro vezes tentou escapar-se a Horner. Depois, o norte-americano desferiu-lhe o golpe final, a dois quilómetros da meta.

A vitória no Angliru foi para o francês Kenny Elissonde (FDJ), que aguentou uma fuga lançada ainda na fase inicial da corrida, chegando à meta em 3:55.36 horas.

Depois, chegou Horner, que, na luta entre os melhores, deixou o italiano Vincenzo Nibali (Astana) para trás e chegou a 26 segundos do gaulês.

Nibali entrou em quarto, a 54 segundos, na roda do espanhol Alejandro Valverde (Movistar) - que aqui garantiu o terceiro lugar do pódio - e imediatamente à frente do português André Cardoso (Caja Rural).

Grande exibição também para o outro luso em prova, José Mendes (NetApp), sétimo, a 1.15 minutos.

Ambos os portugueses subiram na geral: André Cardoso para 16.º (dois lugares) e Mendes para 22.º (três), respetivamente a 25.03 e 39.08 de Horner.

Quando já não há subidas na etapa final de domingo, também é certo que André Cardoso fica no quarto lugar do prémio da Montanha, em que triunfa o francês Nicolas Edet (Cofidis).

No domingo, a Vuelta acaba com a mais curta (109,6 km) e mais plana etapa, em três semanas de prova, ligando Leganes a Madrid. Dia de descontração para quase todos, nesta 21.ª etapa, com a natural exceção dos "sprinters", que terão no centro da capital a derradeira oportunidade para vencer.