A agência antidopagem norte-americana (USADA) já reconheceu, em comunicado, que Chris Horner, o vencedor da Volta a Espanha em bicicleta, tinha mesmo notificado em devido tempo que ia mudar de hotel em Madrid.
Assim sendo, a ida da Agência Espanhola de Proteção da Saúde no Desporto (AEPSAD) hoje de manhã ao hotel em que se pensava estar o norte-americano, para um controlo antidoping surpresa, não passou de um lapso, explica a USADA.
«Horner atualizou corretamente a informação sobre a sua localização antes da prova, mas, tendo em conta que essa informação foi enviada para os Estados Unidos, a AEPSAD não recebeu a informação atualizada antes de chegar ao hotel», refere o comunicado.
Conclui a USADA que, ao contrário do que foi avançado pela comunicação social ao longo do dia, não há qualquer violação às regras do código da Agência Mundial Antidopagem (AMA), que impunham ao ciclista da Radioshack estar disponível para fazer o controlo pedido.
Neste caso, a AEPSAD, que atuava como agente de controlo, a pedido da USADA, pretendia fazer as colheitas entre as 06:00 e as 07:00 horas, no hotel em que estava instalada a maioria da equipa RadioShack.
Na ocasião, a equipa explicou logo que Horner tinha mudado o formulário de localizações antes de domingo, dia da última etapa da Volta a Espanha, na qual o norte-americano se proclamou vencedor, comunicando que estaria num hotel diferente.
«Não há problema. A USADA foi a um hotel errado. Foram ao hotel da equipa, mas ele está num outro hotel. Eles deviam organizar-se melhor. Precisam rever as suas localizações também», disse então o porta-voz da equipa, Philippe Maertens.
Chris Horner já estaria então a preparar a viagem de regresso aos Estados Unidos, com a mulher.
O ciclista, que vai cumprir 42 anos no próximo dia 23 de outubro, consagrou-se no domingo vencedor da edição de 2013 da Vuelta e tornou-se no corredor mais velho a vencer uma das três grandes voltas (França, Espanha e Itália).