O selecionador de ciclismo disse esta terça-feira acreditar que Portugal pode conseguir um lugar entre os 10 primeiros classificados na prova de elites do Campeonato do Mundo, a disputar em Itália, na qual estará representado por três ciclistas.

«Acreditamos que um lugar nos 10 primeiros está ao nosso alcance», disse José Poeira em declarações à agência Lusa, acrescentando: «é certo que um pódio seria melhor, não é impossível, mas também não é fácil, nós acreditamos que vamos superar as dificuldades e conseguir um bom resultado para Portugal».

José Poeira assegurou que Portugal estará representado, na prova de elites, por «uma boa seleção, à escala mundial», na qual destacou Rui Costa, que esta temporada venceu duas etapas na Volta à França.

«O Rui Costa que tem tido bons resultados, é o 10.º melhor do “ranking” do Mundo. É um corredor que se apresenta quase sempre nos 10 primeiros na discussão das grandes provas. Vai ser o nosso líder da equipa e temos fé que possa discutir a prova», frisou.

Além de Rui Costa, que na próxima época vai representar a Lampre-Mérida, Portugal vai estar representado na prova de 272,5 quilómetros, agendada para 29 de setembro, por André Cardoso (Caja Rural) e Tiago Machado (RadioShack).

«O André Cardoso esteve recentemente na Volta a Espanha e esteve quase sempre nos 10 primeiros nas chegadas ao alto. O Tiago Machado corre numa equipa ‘Pro Tour’ e tem feito bons resultados a nível mundial, depositamos esperança para poder neles para fazer um bom resultado», explicou José Poeira.

Antes, no dia 25 de setembro, Machado vai alinhar, juntamente com o seu companheiro de equipa na RadioShack Nelson Oliveira, vice-campeão do Mundo em contrarrelógio de sub-23 em 2009, nos 57,9 quilómetros do “crono”.

Portugal vai ainda estar representado por Frederico Figueiredo (Liberty Seguros-Feira-KTM) na corrida de fundo de sub-23, a disputar no dia 27, e de Rafael Reis (Ceramica Flaminia-Fondriest) no contrarrelógio do escalão, a disputar no dia 23.

José Poeira lembra, no entanto, que o ciclista da Ceramica Flaminia-Fondriest, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Singapura2010, não está na sua melhor condição física.

«No campeonato da Europa de sub-23 teve queda, voltou e fez a Volta a Portugal do futuro e está a fazer preparação específica. Não está no seu melhor momento», salientou.

David Ribeiro (Liberty Seguros-Feira-KTM), César Martingil (CC José Maria Nicolau) e Gaspar Gonçalves (Anicolor) vão disputar a prova de fundo de juniores, no dia 28, enquanto Gonçalves ainda vai alinhar nos 22,1 quilómetros do contrarrelógio, no segundo dia de competições.

O campeonato do Mundo de ciclismo vai na cidade italiana de Florença entre 22 e 29 de setembro.