Nelson Oliveira conseguiu esta quarta-feira o melhor resultado de sempre de um ciclista português no contrarrelógio de elite de um Campeonato do Mundo, ao ser 15.ª no final dos 57,9 quilómetros em Florença, Itália.

«Senti-me bem e tentei manter o meu ritmo, apesar de o percurso ser demasiado plano, o que favorecia os corredores mais possantes. O principal objetivo era melhorar o resultado de há dois anos, o que consegui. Este resultado é fruto de muito trabalho específico. Ter estado tanto tempo entre os três melhores nesta prova dá-me motivação para o futuro, até porque tenho apenas 24 anos e uma grande margem de evolução», congratulou-se o vice-campeão sub-23 de 2009.

Mantendo uma prestação regular ao longo de toda a prova, quase totalmente plana e muito extensa, o corredor natural de Vilarinho do Bairro, Anadia, concluiu a prova com um registo de 1:08.51 horas, que se manteve como a melhor marca durante quase meia hora e que lhe permitiu superar o seu 17.º posto de há dois anos, que já então ficou como o melhor resultado luso da história.

O outro português em prova, Tiago Machado, foi o terceiro a partir e o primeiro a chegar, mantendo o melhor registo durante alguns minutos, mas concluindo na 39.ª posição.

«Como tinha prometido, dei o meu melhor. Apesar de saber que fiquei longe dos primeiros, fico com a sensação do dever cumprido, porque dei o máximo. Saio daqui com uma referência para o futuro. No imediato, estou já concentrado na prova de domingo, cujo percurso, mais duro, se adapta melhor às características dos portugueses, o que poderá ser bom para a nossa seleção», afirmou o ciclista de Famalicão.

O selecionador luso ficou satisfeito com o desempenho dos corredores portugueses, destacando a prestação de Nelson Oliveira, pelo facto de ser a melhor de sempre de um português e por ser fruto de «um trabalho com mais de seis meses».

«Há esse tempo que vínhamos falando os dois sobre este contrarrelógio e o Nelson preparou-o com rigor. Nunca tínhamos conseguido um resultado tão bom, mas, mais importante do que isso, é perceber que o Nelson Oliveira tem apenas 24 anos e que só deverá atingir o seu máximo depois dos 26. Nessa altura, prevejo que venha a discutir este tipo de corridas com os melhores do Mundo», destacou José Poeira.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.