O português Frederico Figueiredo foi hoje 14.º classificado na prova de estrada da categoria de sub-23 dos Mundiais de ciclismo de Florença, que consagrou como campeão o esloveno Matej Mohoric.

Frederico Figueiredo entrou na última volta no grupo principal, mas não conseguiu responder ao ataque de Mohoric, de 18 anos, que passou isolado a meta, no final dos 173,2 quilómetros de prova, para se sagrar campeão do mundo de sub-23.

Correndo sem qualquer companheiro de equipa, o ciclista natural de São Sebastião da Pedreira, cumpriu o plano traçado pelo selecionador nacional, José Poeira, mantendo-se sempre perto da frente da corrida.

«Foi quase perfeito. Sabia que tinha de estar sempre bem colocado, junto dos melhores e consegui fazê-lo. Tinha noção de que não seria fácil, dado que corri sem qualquer companheiro de equipa, mas acho que fiz uma boa corrida e alcancei um bom resultado. Foi ouro sobre azul, até porque não tenho a mesma rodagem, a este ritmo, do que os adversários», explicou Frederico Figueiredo

Com a prata ficou o sul-africano Louis Meintjes, que cortou a linha uns segundos antes do grupo principal, no qual seguia o português.

Na discussão ao “sprint” pelo bronze, o norueguês Sondre Enger levou a melhor, encabeçando o “pelotão” que chegou a 13 segundos do vencedor.