O secretário de Estado do Desporto e Juventude de Portugal, Emídio Guerreiro, saudou hoje a vitória de Rui Costa na prova de fundo do Campeonato do Mundo de ciclismo, em Florença, na Itália, reconhecendo tratar-se de um dia fantástico.

«Este domingo está a revelar-se fantástico para o desporto português, depois da primeira vitória num torneio ATP de ténis de um atleta nacional, no caso o João Sousa, temos agora o campeonato do Mundo de estrada vencido pelo Rui Costa. A prestação do atleta continua a ser impressionante não podendo, por isso, em meu nome e em nome do governo português deixar de dar os parabéns ao Rui Costa por mais esta vitória que é única para o ciclismo nacional e que eleva o nome de Portugal ao mais alto patamar do desporto mundial», pode ler-se na nota enviada à agência Lusa.

Rui Costa sagrou-se campeão do Mundo de ciclismo, ao cumprir os 272,26 quilómetros da prova de fundo dos Mundiais em 7:25,43 horas, à frente dos espanhóis Joaquim Rodriguez e Alejandro Valverde, segundo e terceiro classificados, respetivamente. O português Tiago Machado foi 36.º, a 2.01 minutos de Rui Costa, enquanto André Cardoso abandonou.

«Deixo ainda uma palavra ao Tiago Machado e ao André Cardoso, bem como à Federação Portuguesa de Ciclismo, na pessoa do seu presidente Delmino Pereira e aos treinadores e dirigentes ligados a mais este feito do desporto português», conclui o secretário de Estado.