A imprensa belga de hoje destaca o triunfo de Rui Costa na prova de fundo dos Campeonatos do Mundo de ciclismo de estrada, sublinhando as declarações do anterior campeão, o belga Phillipe Gilbert, que considera o português “um belo vencedor”.

O diário Le Soir coloca mesmo uma foto de Rui Costa na primeira página, referindo que o belga “Gilbert cedeu a sua camisola arco-íris ao português”, no domingo, nos Mundiais de Florença, Itália, e, nas páginas interiores, destaca as declarações do ciclista belga, nono classificado na corrida, e que considerou que o título ficou bem entregue.

«Ele (Rui Costa) fazia parte dos grandes ‘outsiders’, e já mostrou que pode ganhar tudo no circuito mundial: clássicas, etapas do Tour (de França), e agora um campeonato. É um belo vencedor», comentou o corredor belga.

Por seu turno, o La Libre Belgique, sublinhando que «é a primeira vez que um português conquista o título mundial de ciclismo», também dá conta da resignação do seu antecessor na galeria de campeões, e que afirmou ao jornal que «não é vergonha ser sucedido por Rui Costa».

O La Dernière Heure sublinha que Rui Costa, que na próxima época trocará a espanhola Movistar pela italiana Lampre, mereceu a camisola arco-íris ao impor-se ao 'sprint' após uma corrida extremamente dura, disputada quase integralmente sob chuva.

O português bateu sobre a meta o espanhol Joaquim Rodriguez, que compôs o pódio final juntamente com o compatriota Alejandro Valverde, terceiro.