A União Ciclista Internacional (UCI) decidiu hoje lançar uma auditoria sobre a eficácia das suas medidas na luta contra a dopagem e reduzir em um quarto a remuneração do seu presidente.

Numa reunião extraordinária, o Comité Diretor da federação internacional aprovou, de acordo com o novo presidente Brian Cookson, «um certo número de decisões que contribuirão para restabelecer a confiança na UCI».

Uma das principais medidas adotadas é «uma auditoria completa dos procedimentos de controlo utilizados no quadro das operações antidopagem da UCI para assegurar a sua eficácia».

O Comité Diretor também chegou a acordo sobre as principais linhas que devem ser seguidas para a criação de uma Comissão Independente encarregada de examinar se os anteriores dirigentes da UCI protegeram o antigo ciclista norte-americano Lance Armstrong, como sugere o processo da Agência norte-americana antidopagem (USADA).

A entidade decidiu igualmente reduzir para 275 mil euros a remuneração do seu presidente, ou seja, menos 90 mil euros do que auferia o seu antecessor no cargo.