A equipa Lampre-Merida, dos portugueses Rui Costa e Nelson Oliveira, e a Sky, do britânico Christopher Froome, aguardam que a União Ciclista Internacional (UCI) emita a licença ProTeam, que o organismo já atribuiu a nove outros conjuntos.

Em comunicado, a UCI confirma a inscrição na primeira divisão do ciclismo mundial em 2014 das francesas AG2R La Mondiale e FDJ.fr, das norte-americanas BMC e Garmin Sharp, da belga Omega Pharma–Quik Step, da holandesa Belkin, da italiana Cannondale, da russa Katusha e da dinamarquesa Saxo Bank.

O registo destas nove formações como ProTeam e de outras 16 como continentais profissionais, entre as quais a alemã NetApp-Endura, de Tiago Machado e José Mendes, e a espanhola Caja Rural, de Manuel Cardoso, decorre da avaliação aos critérios desportivo, ético, financeiro e administrativo.

As equipas que pediram a renovação das licenças ProTeam (Astana, Lampre-Merida, Movistar, Orica GreenEdge e Sky) e a Europcar, que a solicita pela primeira vez, serão automaticamente chamadas perante a Comissão de Licença, tal como a Trek, que tenta manter o estatuto da RadioShack-Leopard.

Lotto Belisol, Argos-Shimano e a Bretagne Séché também serão convocadas para esclarecer, perante a mesma instância, algumas irregularidades nas respetivas candidaturas.

As primeiras conclusões da Comissão de Licença da UCI vão ser anunciadas no dia 25 de novembro, sendo que as decisões finais só ocorrerão em 10 de dezembro.