A Volta a França em bicicleta vai partir novamente do estrangeiro em 2015, na cidade holandesa de Utrecht, um ano após o arranque agendado para julho de 2014 em Leeds, Inglaterra.

O anúncio foi feito hoje em conjunto entre a ASO (organizadora da prova) e a Holanda para formalizarem a aprovação do pedido de Utrecht, que na edição de 2010 tinha sido preterida pela “vizinha” Roterdão.

Em 102 edições da Grande Boucle, que se cumprem em 2015, esta será a 21.ª partida fora de França e a sexta na Holanda, um recorde para um país estrangeiro, que, no caso, apesar da proximidade, não faz fronteira.

Desde 1954, boa parte dos países vizinho de França, como Holanda, Bélgica, Alemanha, Suíça, Luxemburgo, Espanha, Irlanda, Reino Unido e Mónaco, já receberam o início da mais famosa corrida do mundo do ciclismo. Uma das exceções é a Itália, para a qual a ASO tem "planos" para o futuro.

«Há muito tempo que queríamos ter o Tour em Utrecht, uma cidade que tem uma relação histórica estreita com o ciclismo», afirmou Erik Suik, porta-voz do município.

Detalhes da prova de 2015 e das etapas iniciais serão anunciados no dia 28 de novembro.