O Comité Olímpico Italiano (Coni) solicitou hoje uma suspensão de dois anos para Alessandro Ballan, campeão do mundo de ciclismo em 2008, por recurso ao doping.
Ballan, que alinhava na equipa Lampre à data dos factos, é suspeito de "utilização ou tentativa de utilização de substâncias proibidas" no quadro de um inquérito lançado pelo procurador de Mantova há mais de dois anos, precisou o Coni.
O italiano, hoje com 34 anos, transferiu-se depois para a equipa BMC, tendo visto a sua carreira suspensa por duas vezes (em 2010 e 2011) pelo seu empregador, antes de ser autorizado a apresentar recurso.
Vítima de um grave acidente no final da época de 2013, o ex-vencedor da Volta à Flandres (2007) voltou à competição em junho, mas não conseguiu recuperar o nível competitivo anterior.
O Coni exigiu também o afastamento para sempre do farmacêutico Guido Nigrelli e uma suspensão de sete anos do médico Fiorenzo Egeo Bonazzi, suspeitos de ajudarem a equipe Lampre na aquisição das substâncias proibidas.
Trinta e duas pessoas, pertencentes essencialmente à área da formação, estão envolvidos neste caso e a sua apresentação perante a Justiça foi pedida pelo Procurador de Mantova em março de 2012.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.