O ciclista Rui Costa foi esta noite agraciado com o prémio de Atleta do Ano na gala do aniversário do Comité Olímpico de Portugal (COP) e manifestou o desejo de ter uma boa participação nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

O ciclista, que alinha pela Lampre-Mérida, assegurou estar sereno e a preparar a próxima temporada com calma, depois dos grandes resultados de 2013, ano em que se sagrou campeão do mundo.

«Acho que [os Jogos] é um patamar acima de um mundial. Algo mais forte. Tudo o que COP tem feito por mim eu espero contribuir da melhor forma. Espero que durante este tempo todo que temos até aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro me possa preparar da melhor forma para os encarar num bom momento», disse.

Ao serviço da equipa espanhola, Rui Costa quer desfrutar neste momento a preparação da temporada 2014, que arranca dentro de pouco tempo. «É uma responsabilidade, mas não é um peso. É um orgulho correr com esta camisola, é algo que sempre sonhei. Para já, estou a desfrutar», rematou.

Além do ainda vencedor de duas etapas da edição 2013 da Volta à França em bicicleta, o COP distinguiu, entre outros, Carlos Lopes, com a Ordem Olímpica, e João Rodrigues, do windsurf, com a Medalha de Mérito de 2013.

Lista de premiados:

- Prémio Atleta Jovem de 2013: Diogo Lopes - canoagem.

- Troféu olímpico: Teresa Cardoso, presidente da CM Anadia, cidade que acolhe o Centro de Alto Rendimento de Sangalhos e velódromo nacional, e Emílio Torrão, presidente da CM de Montemor-o-velho, cidade que acolhe o Centro de Alto Rendimento de canoagem.

- Medalha de Mérito de 2013: João Rodrigues, velejador presente em seis jogos Olímpicos.

- Medalha Olímpica: Rui Costa, Campeão do mundo de ciclismo.

- Prémio Prestígio: Rui Nabeiro, empresário

- Ordem Olímpica: Carlos Lopes, ex-campeão olímpico.

Medalha de mérito desportivo atribuído pelo Governo:

- João Salgado - título póstumo - Contributo ao karaté em Portugal.

- José Geraldes de Oliveira - Tiro com arma de caça. Chefe de missão nos JO de Barcelona, em 1992.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.