O ciclista britânico Bradley Wiggins, vencedor da Volta a França em 2012 e do contrarrelógio dos Jogos Olímpicos Londres2012, foi hoje condecorado pela rainha Isabel II de Inglaterra pelos seus feitos desportivos.

Numa cerimónia realizada no palácio de Buckingham, Wiggins, de 33 anos, recebeu o título de "Cavaleiro do Império", pelo que será agora conhecido como "Sir".

O ciclista britânico afirmou ter recebido «uma honra incrível» por «um feito inferior» de ganhar uma corrida de bicicletas.

«Honestamente, eu ainda estou a tremer. Estou feliz que tenha acabado. A rainha perguntou-me o que estava a fazer agora e disse-me que no verão passado fui incrível», frisou o atleta, depois de confessar sentir-se desconfortável nestas situações, onde se homenageia pessoas por feitos «históricos, como as descobertas científicas».

Em 2012, Bradley Wiggins, que possuí no seu currículo sete medalhas olímpicas (quatro de ouro), logrou tornar-se no primeiro britânico a vencer o Tour. No entanto, este ano foi relegado da posição de líder da equipa pelo seu antigo gregário e compatriota Christopher Froome (2º classificado no Tour em 2012 e vencedor em 2013).

Na lista de condecorados de 2013, que homenageou em especial o trabalho dos protagonistas britânicos dos Jogos Olímpicos de Londres2012, foram também distinguidos o velejador Ben Ainslie, campeão mundial da classe finn, e a ciclista paraolímpica Sarah Storey, que recebeu o título de "Lady ".

Outros atletas, como a ciclista Victoria Pendleton, o corredor paraolímpico David Weir e o atleta Mohamed Farah, campeão olímpico nos 10 mil e 5 mil metros, foram investidos «comandantes do império», um grau inferior ao de Wiggins.