A Lampre-Merida, equipa do atual campeão do mundo, o português Rui Costa, viu hoje a União Ciclista Internacional (UCI) conceder-lhe a licença para figurar entre as equipas do ProTour, a primeira divisão da modalidade.

Ao contrário do ano passado em que a Comissão de Licenças chumbou a inclusão da Katusha na primeira divisão, este ano não houve qualquer surpresa, com as equipas que tinham sido alertadas para a falta de documentos numa primeira instância a receberem a licença.

A Lampre-Merida de Rui Costa e de Nelson Oliveira foi uma das formações que cumpriram, em segunda instância, todos os requisitos da UCI.

Do ProTour fazem parte as francesa AG2R, FDJ e Europcar, as holandesas Belkin e Argos Shimano, as norte-americanas BMC e Garmin, a russa Katusha, a dinamarquesa Tinkoff-Saxo, a cazaque Astana, a espanhola Movistar, a britânica Sky, a australiana Orica-GreenEdge, a italiana Cannondale e as belga Omega Pharma-Quickstep e Lotto-Belisol.

A fechar o pelotão de 18 equipas da primeira divisão está a Trek, que “herdou” a licença para 2014 da extinta RadioShack.

Relativamente a 2013 desaparecem duas formações, a espanhola Euskaltel e a holandesa Vacansoleil, sendo a Europcar a única promovida de escalão.

Esta licença garante às equipas a entrada direta nas 25 principais provas da época, incluindo o Tour, o Giro e a Vuelta.