O alemão Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep), vencedor da Volta ao Algarve em bicicleta em 2011 e 2013, vai disputar em fevereiro a 40.ª edição da prova portuguesa, que reúne os dois vigentes campeões do Mundo.

O germânico, detentor do título mundial de contrarrelógio, confirmou ao site especializado BiciCiclismo o seu calendário para 2014, incluindo a presença na Volta ao Algarve, na qual já estava confirmada a participação do português Rui Costa (Lampre-Merida), campeão mundial de fundo.

A Volta ao Algarve, que vai estar na estrada entre 19 e 23 de fevereiro, será a primeira prova portuguesa a juntar na mesma edição os dois campeões do mundo em título.

Tal como Rui Costa, Tony Martin começa a época na nova Volta ao Dubai, antes de rumar ao Algarve e posteriormente a Itália para disputar o Tirreno-Adriático e estrear-se na Milão-São Remo, fechando o primeiro ciclo da temporada na Volta ao País Basco e na Volta à Romandia. Depois, fará a Volta à Bélgica, optará entre o Critério do Dauphiné e a Volta à Suíça, disputa os Campeonatos de Alemanha e a Volta a França.

O seu grande objetivo da temporada aparece depois, nos Mundiais de Ponferrada, em Espanha, onde vai tentar conquistar o quarto título no "crono" e igualar Fabian Cancellara. Em 2013, esteve irrepreensível nesta especialidade, ao vencer 11 tiradas neste formato, nomeadamente no Algarve, falhando apenas três que incluíam montanha no percurso (Romandia, Tour e Vuelta).

A revelação de Martin surge um dia depois de o italiano Alessandro Petacchi, vencedor de 2007, ter anunciado também a sua presença no Algarve, confirmando implicitamente a participação da Omega Pharma-QuickStep, o que eleva para sete o número de formações do WorldTour na prova portuguesa.

Na terça-feira, fonte da organização tinha avançado à agência Lusa que a 40.ª edição da maior competição internacional do calendário velocipédico luso contava com a Movistar, a Katusha, a Astana, a Lampre-Merida, a Tinkoff-Saxo e a Belkin.

Num pelotão que ainda não se encontra fechado, já se encontra confirmada a presença dos portugueses Rui Costa e Nelson Oliveira, da Lampre-Merida, dos lusos Sérgio Paulinho e Bruno Pires e do espanhol Alberto Contador (vencedor em 2009 e 2010), pela Tinkoff-Saxo, e da jovem estrela Wilco Kelderman, da Belkin.