O australiano  Cadel Evans (BMC) assumiu hoje a liderança do Tour Down Under em bicicleta, ao vencer em solitário a terceira etapa da corrida australiana.

Evans, vencedor do Tour2011, escapou na subida a Corkscrew, a última dos 145 quilómetros entre Norwood e Campbelltown, e concluiu a viagem em 3:34.05 horas, deixando a 15 segundos o principal grupo perseguidor, no qual seguia o seu compatriota e anterior líder Simon Gerrans (Orica Greenedge), o italiano Diego Ulissi (Lampre-Merida) e o holandês Robert Gesink (Belkin).

Gerrans não foi além do quinto lugar na tirada, descendo para o segundo lugar da classificação geral, a 12 segundos de Evans, enquanto Ulissi, vencedor da segunda etapa, foi terceiro e desceu para o último lugar do pódio, a 15.

O quarto lugar da classificação geral é ocupado pelo australiano  Nathan Haas (Garmin-Sharp), a 27 segundos do líder, depois de ter encabeçado a perseguição a Evans e terminado no segundo lugar da etapa de hoje.

Na sexta-feira, o pelotão da primeira corrida do WorldTour vai levar o pelotão de Unley a Victor Harbor, ao longo de 148,5 quilómetros.