O ciclista colombiano Nairo Quintana subiu hoje à liderança de Tour de San Luis, na Argentina, após a quinta etapa, um contrarrelógio individual ganho pelo italiano Adriano Malori, seu companheiro na Movistar.

O português Fábio Silvestre (Trek) foi 43.º classificado na etapa, a 2.07 minutos do vencedor, subindo um lugar, para o 142.º da geral, a 51.42 minutos de Quintana.

Nos 19,2 quilómetros do contrarrelógio individual, Malori foi o mais rápido, gastando 22.11 minutos, menos três segundos do que o norte-americano Taylor Phinney (BMC) e 29 do que o argentino Jorge Giacinti (San Luis Somos Todos).

Na geral, Quintana, que foi 16.º na etapa, subiu à liderança, com 26 segundos de avanço sobre o norte-americano Philip Gaimon (Garmin), anterior líder, e 2.01 minutos sobre o argentino Sergio Godoy (San Luis Somos Todos).

No sábado disputa-se a sexta etapa, com os corredores a terem de percorrer 184,4 quilómetros, entre Las Chacras e Mirador del Sol, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria.