A equipa de ciclismo da LA Alumínios-Antarte, este ano reforçada pelo "quarentão" Vítor Gamito, vai iniciar no domingo a época desportiva, com o objetivo de tentar estar em todos os pódios.
O diretor desportivo da formação paredense, Mário Rocha, disse hoje que a aposta em jovens talentos é um desafio para manter e destacou a composição 100 por cento lusa da equipa, a mais portuguesa do pelotão luso.
"Vamos manter o desafio de apostar em jovens talentos e atletas lusos, queremos tentar estar em todos os pódios, procurando um ano igual a 2013", disse Mário Rocha, à margem da cerimónia de apresentação da equipa, realizada hoje na Casa da Cultura de Paredes.
O diretor desportivo paredense depositou as maiores responsabilidades do grupo em Edgar Pinto, quarto classificado na Volta a Portugal de 2013, e Hugo Sabido, segundo na mesma competição em 2012, revelando que "a equipa vai receber mais um jovem ciclista português".
"Temos uma equipa todo-o-terreno, muito equilibrada, mas com mais características de roladora e forte nas chegadas rápidas", sublinhou.
O sprinter Daniel Freitas, de 23 anos, é um dos dois "reforços" da equipa, juntamente com Vítor Gamito. O ciclista, de 43 anos, regressa ao ciclismo profissional 10 anos depois de ter deixado a modalidade, 14 após ter ganhado a Volta a Portugal, e disse querer provar que "a idade é apenas um preconceito".
"Ainda não sei bem o fator principal da minha decisão de regressar ao ciclismo, mas poderá ser também uma forma de testar os meus limites, a família já me conhece e não estranhou", afirmou Gamito.
Sem definir objetivos desportivos, Vítor Gamito disse ainda ter "encaixado bem na equipa", esperando ser um "elo importante" e "ajudar a tapar os 22 segundos" que, em 2012, separaram Hugo Sabido na amarela na Volta. Uma sensação que o próprio Gamito conhece, porque, antes da vitória de 2000, terminou a Volta quatro vezes em segundo, uma das quais a nove segundos do vencedor (Ruben Plaza, em 1999).
A equipa de ciclismo da LA Alumínios-Antarte, que continua a contar com o "rei" da montanha na última Volta, Márcio Barbosa, inicia no domingo a época desportiva, marcando presença na Prova de Abertura, entre Sangalhos e Anadia, seguindo-se, de 19 a 23 de fevereiro, a participação na 40.ª Volta ao Algarve.