O experiente ciclista Rui Sousa, de 37 anos, é o nome mais sonante da equipa do Boavista, que foi apresentada hoje, no Estádio do Bessa, no Porto, com o "grande objetivo" de ganhar a Volta a Portugal.

"Os meus melhores anos têm sido os últimos. Sinto-me melhor do que nunca", disse a Rui Sousa, terceiro classificado na Volta a Portugal do ano passado.

O Boavista reuniu 11 corredores para esta época velocipédica, com idades entre os 18 anos (Fábio Mansilhas) e os 37 (Rui Sousa e Vergílio Santos).

"Temos consciência de que temos uma das melhores equipas do pelotão nacional", referiu Rui Sousa, que, além de ser ciclista profissional, também é autarca, presidindo à União de Freguesias de Barroselas-Carvoeiro, em Viana do Castelo.

Questionado sobre se consegue conciliar as duas atividades, o corredor respondeu afirmativamente e justificou: "Tenho uma boa equipa".

O diretor desportivo, José Santos, acredita que o Boavista tem uma equipa forte e com argumentos suficientes para lutar inclusive pela vitória na prova-rainha do calendário velocipédico português, a Volta a Portugal, que disputará de 30 de julho a 10 de agosto.

"Esse é o grande objetivo", afirmou, acrescentando que a sua equipa disputará a Volta e todas as outras provas "com ‘fair-play’".

Rui Sousa disse que vencer a Volta portuguesa é "o sonho de qualquer equipa e de qualquer ciclista", sendo que o Boavista parte para mais esta temporada com uma formação "coesa, motivada e com vontade de vencer".

"Podemos conseguir algumas vitórias importantes", salientou.

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, disse, por seu lado, que "o Boavista é claramente uma equipa candidata a ganhar a Volta a Portugal e a fazer uma grande época velocipédica".

Antigo ciclista, tendo representado o Boavista durante vários anos, Delmino Pereira aproveitou para dizer que a Federação está "em crescimento".

"Há razões que nos fazem crer no futuro do ciclismo. Há cada vez mais gente a fazer ciclismo", completou, informando que a Volta a Portugal deste ano "está praticamente organizada" e atraiu diversos patrocinadores.

O presidente axadrezado, João Loureiro, sublinhou que o ciclismo é "uma modalidade que tem dignificado de sobremaneira o clube".

"O Boavista é o clube mais eclético de Portugal neste momento. Praticamos 16 modalidades", afirmou, destacando que o clube tem, por isso, "uma dimensão social e merecia alguma atenção".

Presente em nome da autarquia portuense, o vereador Manuel Pizarro disse, por seu lado, que "o Porto seria muito diferente, para pior, se não houvesse um clube como o Boavista" - que há anos está em crise profunda devido a problemas financeiros.

Com um orçamento que anda pelos 250 mil euros, a equipa de ciclismo do Boavista planeia ainda participar em algumas provas espanholas, como a Volta às Astúrias e a Clássica Amorebieta.

Além de Rui Sousa, Vergílio Santos e Fábio Mansilhas, a equipa “axadrezada” integra ainda com os corredores Gonçalo Amado, Carlos Carneiro, Ricardo Vale, César Fonte, Nuno Bico, Daniel Silva, Célio Sousa e Frederico Figueiredo.