O ciclista italiano Sacha Modolo (Lampre-Merida) vai tentar defender hoje a camisola amarela de líder da 40.ª edição da Volta ao Algarve, na segunda etapa da prova, que liga Lagoa a Monchique.

Na primeira etapa, o corredor da Lampre-Merida viu o companheiro de equipa, o português Rui Costa, oferecer-lhe a vitória de etapa e a amarela num final discutido ao "sprint".

O campeão do mundo é terceiro na geral, a apenas quatro segundos de Modolo e a três do segundo classificado, o também português César Fonte (Rádio Popular), e pode mesmo chegar à liderança, já que o final tem semelhanças com uma das "clássicas" do circuito europeu.

O pelotão da "Algarvia" vai percorrer 196 quilómetros, na etapa mais longa da prova, entre Lagoa e Monchique, num trajeto que contempla uma contagem de terceira categoria a apenas a 5,8 quilómetros da meta, já depois de cumprir a subida da mesma categoria em Aljezur (quilómetro 139,7).

Além da contagem de montanha de terceira categoria, os 158 ciclistas que ainda estão em prova, depois da desistência de Rafael Reis (Banco Bic-Carmim), vão enfrentar duas metas volantes, uma no Autódromo Internacional do Algarve (53 km) e outra em Vila do Bispo (97).

A chegada a Monchique, que inclui uma prévia passagem na meta, está prevista para as 15h40, com a partida a ser dada às 10h50.