O português Hernâni Broco, que tinha anunciado a sua retirada do ciclismo profissional, vai voltar à estrada com as cores do Louletano-Dunas Douradas, revelou esta terça-feira à agência Lusa o quinto classificado da Volta a Portugal de 2013.
“O ciclismo para mim é uma vida, sempre andei de bicicleta, e agora, depois do nascimento do meu filho, de a clínica de fisioterapia estar lançada e em funcionamento e da apresentação da minha equipa de ciclismo [que acontece a 01 de março], surgiu uma empresa e uma equipa que acreditaram em mim e que apresentaram um projeto no qual vejo que posso contribuir para o bem do ciclismo nacional”, explicou à agência Lusa.
Hernâni Broco, que acumulou bons resultados nos últimos anos na Volta a Portugal, assinou pelo Louletano-Dunas Douradas por uma época, com outra de opção.
“Será um novo desafio após a realização de três sonhos e por isso, como sou um homem de desafios, parti para mais uma etapa na minha vida”, sublinhou.
Depois de um ano de experiência no pelotão internacional, com uma passagem pela Caja Rural que incluiu a presença na Vuelta em 2012, Hernâni Broco voltou ao pelotão nacional para recuperar um lugar que lhe pertencia, por resultados, nas duas épocas anteriores.
Melhor português na Volta a Portugal de 2010, o ciclista originário da cidade que se habituou a conviver com o mítico Joaquim Agostinho (Torres Vedras) repetiu o quinto posto no ano seguinte.
Com notáveis progressos no contrarrelógio, especialidade que o impediu de acabar no pódio em 2010, Broco mostrou estar em forma ao ser 10.º no Grande Prémio Joaquim Agostinho, mas acabou por não chegar ao pódio da Volta em 2013 depois de uma guerra mais ou menos pública nos bastidores da Efapel-Glassdrive.
A disputa interna com Rui Sousa, terceiro classificado na passada edição, acabou com um quinto lugar e com a consequente retirada do ciclismo para abraçar a sua clínica de fisioterapia.
Agora, poucos meses depois do abandono, regressa como líder da formação algarvia, com a Volta a Portugal como objetivo.