O campeão do Mundo de ciclismo de fundo, o português Rui Costa (Lampre-Merida), subiu esta quarta-feira ao 14.º lugar do Paris-Nice, após ter sido o 11.º na quarta etapa, marcada pela ascensão do britânico Geraint Thomas (Sky) à liderança.
O holandês Tom Jelte Slagter (Garmin-Sharp) foi o primeiro a concluir os 201,5 quilómetros da tirada, que ligou Nevers a Bellevile, em 05:00.09 horas, o mesmo registo de Thomas, segundo classificado, e menos cinco segundos do que o compatriota Wilco Kelderman (Belkin).
O campeão do Mundo de fundo chegou com o primeiro grupo perseguidor, a cinco segundos de Slagter e Thomas, à frente de André Cardoso (Garmin-Sharp), que foi 38.º a 18 segundos, enquanto Nelson Oliveira (Lampre-Merida) não foi além do 129.º lugar, a 7.06 minutos dos primeiros.
Na geral, Thomas chegou ao primeiro posto, destronando o alemão John Degenkolb (Giant-Shimano), que foi 31.º na etapa a 18 segundos e segue no segundo lugar, a três segundos da camisola amarela. Slagter ocupa o terceiro lugar da classificação, a quatro segundos do líder.
Rui Costa subiu 21 lugares, para o 14.º posto, seguindo agora com um atraso de 19 segundos, Cardoso “caiu” oito posições, a 32, enquanto Oliveira ocupa o 106.º, a 7.31 minutos.
Na quinta-feira, o pelotão da corrida francesa vai percorrer os 153 quilómetros da viagem entre Crêches-sur-Saône e Rive-de-Gier, numa ligação com quatro prémios de montanha, três de terceira categoria e um de segunda.