O ciclista português Rui Costa (Lampre-Merida) ascendeu hoje duas posições, para o 12.º posto do Paris-Nice, ao ser 12.º na quinta etapa, que consagrou o colombiano Carlos Betancur (AG2R) e manteve o britânico Geraint Thomas (Sky) líder.
Betancur impôs-se no final dos 153 quilómetros da tirada, concluindo a ligação entre Crêches-sur-Saône a Rive-de-Gier em 3:38.15 horas, o mesmo registo do luxemburguês Bob Jungels (Trek) e do dinamarquês Jakob Fuglsang (Astana), segundo e terceiro classificados, respetivamente.
Thomas foi o 16.º a cruzar a meta, dois segundos depois do trio, com a mesma diferença do campeão do Mundo de ciclismo de fundo, Rui Costa, e de André Cardoso (Garmin-Sharp), 33.º na etapa. Nelson Oliveira (Lampre-Merida) não foi além do 119.º lugar, terminando a tirada 12.00 minutos depois de Betancur.
Na geral, Thomas manteve os três segundos de vantagem sobre o alemão John Degenkolb (Giant-Shimano) e os quatro perante o holandês Tom Jelte Slagter, que ocupam os restantes lugares do pódio. Betancur está agora no quarto lugar, a cinco segundos do líder.
Rui Costa subiu ao 12.º posto, permanecendo a 19 segundos da liderança, Cardoso subiu ao 27.º lugar, a 32 de Thomas, enquanto Oliveira ocupa o 133.º, a 19.29 minutos.
Na sexta-feira, o pelotão da corrida francesa vai percorrer os 221,5 quilómetros da viagem entre Saint-Saturnin-lès-Avignon e Fayence, numa sexta etapa com cinco prémios de montanha, um de primeira, dois de segunda - o último dos quais coincidente com a meta -, e dois de terceira.